QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

EM DEZEMBRO DE 2012, SERÁ REALIZADA A QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO DE LETÍCIA MENDES DE OLIVEIRA, CONHECIDA ARTISTICAMENTE COMO LETÍCIA ANDRADE, NA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFMG, COM O TÍTULO "DRAMATURGIA DO  ESPECTADOR: ESTUDO E REFLEXÃO DE ESTRATÉGIAS DE RECEPÇÃO TEATRAL EM ESPETÁCULOS BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS", SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR LUIS OTÁVIO CARVALHO E A BANCA COMPOSTA PELO PROFESSOR ANTONIO HILDEBRANDO E SARA ROJO.

RESUMO:

Este trabalho busca desenvolver, de maneira virtual, o conceito de um espectador atuante, através da investigação de dramaturgias originais e contemporâneas e da especulação sobre estratégias coletivas de recepção, presentes em processos de criação de espetáculos brasileiros de grupos teatrais que pesquisam esses recursos a partir dos anos 2000. O objetivo, consequentemente, é destacar procedimentos recorrentes de inserção e interação dos espectadores com a cena e com a dramaturgia. Essa meta será realizada por meio da análise de espetáculos, aqui selecionados, que apresentam a noção ‘programada’ de um espectador que terá um lugar de “atuação” dentro da encenação. A fim de que esse conceito torne-se mais “sólido”, haverá, sempre que possível, um diálogo entre pressupostos teóricos das Teorias da Recepção Teatral sobre a Relação Espetáculo-Espectador e a análise dos espetáculos destacados.

Escolhemos para o estudo grupos com trajetórias recentes, no teatro brasileiro, e que já apresentam uma relativa maturidade de organização cênica, aliada à pesquisa de diversas linguagens contemporâneas. Chamamos de linguagem contemporânea, neste caso, espetáculos que rompem com a presença de histórias lineares e o diálogo entre elementos de performance, música, ocupação de espaços não convencionais e que possuem o jogo com o espectador como um ponto de convergência entre esses trabalhos teatrais. Os espetáculos, grupos e cidades de origem, analisados nessa investigação, são enumerados abaixo por ordem cronológica de estreia e, deve-se ressaltar que, ainda estão em fase de seleção e pesquisa:

1.     Alice através do espelho, Armazém, Rio de Janeiro, 1999.
2.     Hysteria, Companhia XIX de Teatro, São Paulo, 2002.
3.     Medeiazonamorta, Grupo Teatro Invertido, Belo Horizonte, 2006.
4.     Esta noite mãe coragem, ZAP18, Belo Horizonte, 2007.
5.     Cara Preta, Maldita Cia de Investigação Teatral, 2009.
6.     Vida, Companhia Brasileira, Curitiba, 2010.
7.     Ohamet, Artehúmus, São Paulo, 2011.
8.     Clube do Fracasso, Cia Rústica, Porto Alegre, 2011.
9.     Suba na vida!, grupo de artistas independentes, Belo Horizonte, 2012.
10. Willi in propriedade, Cia Dita Cuja, Ribeirão Preto, 2012.




AGRADECIMENTOS:
A Marluce, que me auxilia a cuidar de minha filha para que eu possa me debruçar na construção deste trabalho;
A Aline e a Ines Linke, que me acolheram em suas casas e por suas amizades;
Aos artistas que entrevistei e que trabalhei e que contribuíram com seus olhares e experiências práticas, para a elaboração de uma reflexão sobre o espectador;
Ao meu orientador Luiz Otávio, pelas impressões; 
Ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG;
Ao incentivo da Bolsa de Estudos Capes, que possibilitou a realização desta pesquisa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de atuação como pesquisadora e orientadora do mestrado PPGAC/UFOP