Projeto Soterramento para 2013



Onde você mora? Onde você morou? O lugar de onde você veio diz sobre você? Quantas são as tragédias das moradas na nossa contemporaneidade?

Este será meu novo desafio na direção e na encenação em 2013.


São esses os lugares que a Cia Agité busca para seu primeiro trabalho, com estreia no 1º semestre de 2013. Com texto inédito de Lucas Arantes, o espetáculo abordará a questão das moradias na cidade e no país: isolamentos, desabamentos, falta de condições apropriadas, catástrofes naturais e políticas que influenciam as populações que vivem da instabilidade decorrente dessa importante questão hoje. 

Colocar em cena o tema das "moradas de nossa sociedade contemporânea". O "habitar" e o "morar" são metáforas para se resgatar a memória da identidade cultural das cidades, que sofrem com diversas formas de abandono, descaso, tragédias, desocupações, desabamentos, despejos em relação às suas formas de moradias. Este projeto justifica-se pela importância de uma ação direta com as plateias de rua em vias e praças públicas em Ribeirão Preto, e outros locais em posteriores circulações com espetáculo, porque tanto o processo de montagem quanto a temporada serão realizadas com a presença de diversas categorias de espectadores. O espectador/colaborador estará presente em diferentes estágios do processo de criação, através da realização ensaios abertos, debates e temporada.

A montagem defende o lugar das artes cênicas, através do depoimento das atrizes e da encenação, como um instrumento de sensibilização estética, comunicação poética e formação social do público, com o objetivo de possibilitar o acesso gratuito e de qualidade para a sociedade, gerando opinião, novas linguagens cênicas e discussões políticas e sociais.

Ah, antes que eu me esqueça:

"então venham que se for pra morrer
que seja em sonho",

de Lucas Arantes.



Feliz natal, feliz fim de mundo, ho-ho!



Comentários

  1. Para se falar de moradia, é sempre bom começar por Gaston Bachelard, "Poética do Espaço".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de atuação como pesquisadora e orientadora do mestrado PPGAC/UFOP

Processo Dá licença, se não eu grito! Com a Cia. Boccaccione