Entrevista no site da prefeitura de Ribeirão Preto sobre Festival de Teatro

O II Festival de Teatro de Ribeirão Preto, que será realizado de 11 a 20 de novembro, está recebendo inscrições até o dia 12 de setembro. As inscrições podem ser entregues pessoalmente no Theatro Pedro II, na rua Álvares Cabral, 370, Centro, nos dias úteis das 9 às 17h. O edital e a ficha de inscrição se encontram no – www.cultura.ribeiraopreto.sp.gov.br – site da Secretaria da Cultura.
O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, da Fundação Dom Pedro II, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e apoio do Sesc-RP, da Fundação Instituto do Livro e grupos de teatro de Ribeirão Preto. O Festival tem como objetivo incrementar o desenvolvimento cultural no município, o acesso à arte e a intensificação das ações de produção, formação de platéias e dos artistas.
Em 2010, o Festival reuniu 14 grupos da cidade, ocupando importantes espaços artísticos, como Praça Ramos de Azevedo, Teatro do Centro Universitário Barão de Mauá, Teatro Municipal, Sesc e Theatro Pedro II.
Curadoria – Este ano, para ampliar o espaço de atuação do festival e melhor dialogar com os profissionais da área, a Secretaria da Municipal Cultura contratou uma Curadoria, que está sendo feita pela dramaturga, atriz e professora universitária, Letícia Andrade, doutoranda em Artes Cênicas da Universidade de Belo Horizonte/MG. Ela está articulando contatos com grupos de vários locais do Brasil e buscando manter o Festival atualizado com as demandas do mercado cênico.
A Curadoria implantada está atuando desde o edital, acompanhamento da seleção, organização de eventos paralelos, espetáculos convidados, grade de programação e logística do festival. “Isso demonstra, sobretudo, o desafio e amadurecimento da Secretaria de Cultura de Ribeirão, que preza pelo aprofundamento da primeira edição, que se revisa e reflete sobre o futuro. Quero muito somar às expectativas da primeira edição, que achei brilhante e poder auxiliar a classe teatral da cidade”, observa Letícia, que já trabalhou no núcleo do grupo Galpão e deu aulas no Palácio das Artes em Belo Horizonte. “Estou consciente da tarefa, pois o teatro não se faz sozinho, é coletivo, desde o seu nascimento”, completa a curadora.
Para a secretária municipal da Cultura, Adriana Silva, um Festival de Teatro importante como este, ao ter uma Curadoria, demonstra compromisso com o aprimoramento. “Nossa experiência na realização do primeiro festival foi significativa, queremos muito nos superar”, acrescenta.
A curadora Letícia espera na edição deste ano, um envolvimento ainda maior com o público. “Meu doutorado aborda o espectador e por isso me preocupo tanto com a formação de público”, afirma. As atividades do festival  serão gratuitas, afirmando um compromisso de responsabilidade social e maior acesso à cultura. “Queremos fazer do festival um lugar para o público se divertir, se encontrar, adquirir novos conhecimentos e trocar experiências”, finaliza Letícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de atuação como pesquisadora e orientadora do mestrado PPGAC/UFOP

Processo Dá licença, se não eu grito! Com a Cia. Boccaccione